terça-feira, 10 de julho de 2012

Livros de escrita criativa/crítica literária/whatever do gênero

Oi, pessoal!

Percebi que faz muito tempo que eu não faço uma lista. Resolvi fazer uma útil (aproveitando o fato de que eu estou em greve e não existe nada melhor para matar o tempo do que escrever uma lista).
Minha lista hoje é de livros de escrita criativa, ou crítica literária, ou coisas do gênero.

1. Oficina do escritor, Stephen Koch (um dos melhores para quem quer destravar a escrita)
2. Escrevendo com a alma, Natalie Goldman (o melhor para exercícios).
3. Para ler como um escritor, Francine Prose
4. Como funciona a ficção, James Wood (grande crítico, não o ator. O ator é Woods).
5. Preparação para o Romance, vol. 2. Roland Barthés (eu li o volume 1 e o 2. Não precisa. O volume 2 é o volume 1 mais coisas).
6. Jornada do escritor. Christofer Vogler (bom para resolver problemas de trama)
7. As raízes históricas dos contos maravilhosos, Vladimir Propp.

Esses são os que eu me lembro agora. Tem mais alguns que eu poderia colocar, mas quis colocar só aqueles que eu li. :)

Bjs

Um comentário:

Pâm Possani disse...

Achei interessante esses lviros que voce citou, não os conhecia. Certamente vou dar uma olhada neles depois rsrs

Eu tenho um blog literário ,e gostaria de expor sua obra "Antes de Você Chegar" lá, o que acha?
E se possível, fazer parceria para conseguir entrevista... >< Não custa tentar, não é ?
Um beijo,querida :)

Pâm
http://interruptedreamer.blogspot.com.br