sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dicas para escritores - Mantenha simples

Eu não sei se eu vou tornar isso uma série de posts, ou não.

De qualquer forma, essa é dica número um para o aspirante a escritor:

Mantenha simples.

Não me interprete errado. Você pode fazer a mais belíssima e intrincada história. Você pode fazer voltas e reviravoltas que dão o nó na cabeça dos leitores com maestria. Mas se você é iniciante, as suas chances são de ir dando a corda e depois se enforcar com ela.
Não me interpretem errado. Estou falando de iniciantes que têm dificuldade em concluir um projeto. Se você tem dificuldade para isso, esse conselho é para você. Manter simples significa:
1. Não tenha mais personagens do que você consegue controlar;
2. Não dê mais nós na trama do que você consegue desamarrar depois;
3. Não fique ponderando qual saída mirabolante você vai dar para os personagens.
Mantenha simples. O maior erro de muitos iniciantes é tentar complicar demais e acabarem se perdendo nisso. Mais não é melhor. Na maior parte das vezes, mais é apenas mais.
Você também não precisa ter toda cena acabando em uma grande explosão. Algumas vezes as ações mais significativas são as internas e as palavras mais poderosas são aquelas não ditas.

Bjs!

Nenhum comentário: