segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ADQS - Fabiana Cardoso

Oi, pessoal!

Terminei de ler o ADQS da Fabiana Cardoso e quero partilhar a minha opinião com vocês!



ADQS – Fabiana Cardoso

Sinopse: Cíntia encontra-se envolvida com um criminoso de Florianópolis, até presenciá-lo cometendo um assassinato e perceber, então, o perigo que está correndo. Mas em sua fuga desastrosa é presa em flagrante por tentativa de homicídio. Suas alternativas são: denunciar o ‘namorado’, praticamente, assinando sua sentença de morte ou ser presa e permanecer um longo tempo na prisão. Na delegacia acaba conhecendo Henrique, um homem charmoso e misterioso que faz uma proposta — a garantia de que não irá para a cadeira. O que ela não imaginava é que seria recrutada para fazer parte de uma organização secreta, assumindo a identidade de Thaís Torres e se mudando para São Paulo. Agora a mais nova agente da ADQS terá que investigar crimes que a polícia comum não conseguiu resolver, arriscando sua vida nas operações pouco convencionais da organização. Aos poucos, Thaís desvenda dos mistérios da organização secreta, vivendo fortes emoções em suas missões e se arriscando em um romance proibido. Mistério, aventura, humor e romance fazem parte desta trama.

Tive uma surpresa bastante positiva ao ler ADQS. Ele tem uma qualidade que eu prezo muito neste tipo de livro que é uma narrativa ágil e uma trama que é basicamente orientada para os personagens.
Estruturalmente, por ser a história de uma equipe de investigadores, a divisão dos capítulos também é a divisão entre os casos que estão trabalhando. O que amarra os capítulos juntos é essa fabulosa equipe que a Fabiana Cardoso criou. Adoro personagens como esses, cada um com a sua própria motivação pessoal e seus próprios motivos para se envolverem nesse mundo perigoso e, por que não, clandestino da ADQS.
Gostei bastante da maneira como a autora trabalhou com a língua portuguesa e os regionalismos, dando para a voz dos personagens das mais variadas regiões, características da fala regional.
A personagem da Thaís se tornou uma queridinha minha logo no começo. É uma moça emocionalmente independente que se envolve com as piores companhias, mas a quem é dada a oportunidade de dar um novo rumo para sua vida. Eu gosto muito deste tema, na realidade. Gosto do herói que precisa se provar, provar que mudou e que encontrou novos rumos. Essa descrição poderia ser tanto de Thaís, quanto de Caio, que são o par protagonista de ADQS.
Não fiquei satisfeita ao final de ADQS. Eu queria mais! Queria descobrir como se unem as pontas que ficaram soltas! Queria muito descobrir o destino de personagens tão marcantes e memoráveis! Vou ficar ansiosamente esperando pela sequência!


2 comentários:

Preto no Branco disse...

Que bom que gostou Renata, é um sinal muito positivo quando terminamos um livro e o gostinho de quero mais fica, haha.
Não conhecia o blog, mas estou seguindo viu? voltarei sempre, rs.
Um beijo :*

Fabiana Cardoso disse...

Eu amei Renata! Adorei sua visão sobre o livro, obrigada!

beijos Fabi